MINTTICS assegura “Conecta Angola” para todo o país

MINTTICS assegura “Conecta Angola” para todo o país
Angola Press

2023-10-09


O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, assegurou que o Conecta Angola irá chegar em todas as províncias do país, com destaque para a zona Leste e Sudeste, nos próximos meses. As declarações foram feitas em acto que marcou a conexão oficial da comuna de Canzar, município de Cambulo, província da Lunda Norte, com Luanda e daí com o resto do país.
A primeira conectividade digital para esse município aconteceu esta segunda-feira, quando o Ministro Mário Oliveira interagiu, via vídeo chamada - Whatsapp, com o administrador comunal de Canzar,  António Cabuango.
O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social apelou às autoridades locais a criarem os mecanismos de segurança para proteger a respectiva infra-estrutura das constantes vandalizações que o país tem registado, nos últimos tempos.
Sublinhou igualmente que a expansão dos serviços de telecomunicações às zonas recônditas do país demonstra o empenho e o interesse do Executivo angolano na digitalização e organização administrativa de Angola, com vista à simplificação dos processos administrativos e inclusão digital.
"O surgimento do Conecta Angola é uma das provas mais evidentes que o Angosat-2 está ao serviço da nação angolana e das empresas que operam em Angola. Temos um conjunto de operadores nacionais que já prestam serviços de comunicação por via do Satélite Angolano, que está a funcionar com toda normalidade como qualquer satélite que opera no mundo”, assegurou o Ministro.
Na ocasião, o administrador comunal destacou que a chegada do Conecta Angola nesta localidade representa uma mais-valia para os munícipes, com destaque para os alunos, que vão socorrer-se desta ferramenta para os seus estudos.
Adicionalmente, António Cabuango disse que os serviços de internet servirão, igualmente, para apoiar o Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), a nível do município.
O Conecta Angola é um serviço suportado pelo Angosat-2, um satélite lançado a 12 de Outubro de 2022, disponível a oferecer serviços de telecomunicações a nível nacional e regional.
Com objectivo de levar o acesso à internet nas áreas remotas e carentes, o Conecta Angola serve para reduzir a exclusão digital, promover o desenvolvimento socioeconómico e melhorar a qualidade de vida das pessoas nestas regiões.
Para além disso, os serviços gerados por essa plataforma servem de oportunidade às Pequenas e Médias Empresas (PME) e outros empreendedores nacionais a criarem soluções de negócio no mercado espacial, a partir da exploração do Angosat-2.


Voltar