Feira Digital Tecnológica apresenta 46 projectos

Feira Digital Tecnológica apresenta 46 projectos


Quarenta e seis projectos estão expostos na décima primeira edição da Feira Digital Tecnológica do Instituto de Telecomunicações (FITITEL), aberta ontem, em Luanda.

03/07/2020
  N/D
  N/D
  De 2020-07-03 a 2020-06-03


O evento, aberto pelo ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José Carvalho da Rocha, dispõe de 37 stands.

Um dos projectos que desperta maior atenção nesta edição é o Sistema de Gestão e Avaliação dos Estudos Superiores. Trata-se de uma invenção de dois alunos, Kisilono Daniel e Pedro Miguel, ambos com 20 anos, finalistas do ITEL, no curso Técnico de informática.

O projecto permite suprimir o processo de homologação e reconhecimento dos estudos do ensino superior.

Faz ainda validação de documentos e reconhecimento do INARES, com a vantagem de torná-lo mais rápido, evitando longas filas.

Com o uso desta tecnologia, os estudantes das províncias e da diáspora não têm necessidade de vir a Luanda reconhecer os certificados.

Um outro projecto é o Sistema de Monitoramento de Cansat, de Eugénio Pedro Sebastião, 18 anos, finalista do curso de Informática.

O projecto consegue monitorizar o Pico Satélite, recebendo os dados da temperatura, pressão atmosférica, humidade e monóxido de carbono. Tem um ambiente de rastreamento em tempo real do Cansat no mapa, fazendo a visualização dos movimentos rotacionais e o de simulação de mini foguetes. Eugénio Pedro Sebastião explicou que o projecto visa a educação espacial na comunidade académica.

Doneta Chumbo de 21 anos, finalista do curso de Electrónica e Telecomunicações, fez a invenção do Sistema de Gestão de Aviários.

Catarina Cardoso, 20 anos, finalista do curso de Electrónica e Telecomunicações, é inventora do projecto de "Monitorização de Funcionários em Empresas".

O sistema controla o horário de entrada dos trabalhadores. Caso chegue atrasado, o desconto salarial é feito automaticamente.

Outras Informações


Início: Sexta, 03 de Julho de 2020
Fim: Quarta, 03 de Junho de 2020


Voltar