Amazon anuncia serviço de computação quântica

Amazon anuncia serviço de computação quântica
PortaldeTI

2020-08-21



A Amazon anunciou na semana passada o Amazon Braket, um produto inteiramente gerido pela Amazon Web Service (AWS) que oferece um ambiente de desenvolvimento para explorar e criar novos algoritmos quânticos.
Depois do lançamento da versão prévia em Dezembro do ano passado, a plataforma está agora disponível para os clientes AWS executarem e testarem algoritmos quânticos na nuvem para rodarem em computadores quânticos de fabricantes como D-Wave, IonQ e Rigetti.
Além de executarem algoritmos quânticos, os clientes podem usar o Braket para executar algoritmos híbridos, que combinam sistemas de computação quântica e clássica para superar as limitações inerentes à tecnologia quântica de hoje. Eles também têm acesso ao Quantum Solutions Lab da Amazon, que visa conectar usuários com especialistas em computação quântica - incluindo de 1Qbit, Rahko, Rigetti, QC Ware, QSimulate, Xanadu e Zapata - para identificar maneiras de aplicar a computação quântica em suas organizações .
As descobertas científicas decorrentes da computação quântica podem transformar o armazenamento de energia, a engenharia química, a descoberta de medicamentos, a optimização do portfólio financeiro, o aprendizado de máquina e muito mais. Mas os avanços exigem experiência interna, acesso a hardware quântico ou uma combinação de ambos. A Amazon afirma que a infraestrutura quântica pode ajudar a facilitar a pesquisa e a educação em tecnologias quânticas e acelerar avanços.
Segundo a Amazon, a Volkswagen testou o Braket para obter uma compreensão profunda do uso significativo da computação quântica em um ambiente corporativo. Outros pioneiros no uso da tecnologia incluem a empresa multinacional de energia Enel, a organização de biotecnologia Amgen, o Instituto de Computação Quântica da Universidade de Waterloo (Canadá) e a startup de aprendizado de máquina quântica Rahko, Qu & Co.
O Amazon Braket está disponível no leste e oeste dos Estados Unidos e deverá expandir em breve para mais regiões do país.
 


Voltar