ATU convida membros ao concurso “Desafios de Inovação 2020”

ATU convida membros ao concurso “Desafios de Inovação 2020”
ATU

2020-08-26


A África Telecommunication Union procedeu, dia 20 de Agosto de 2020, ao lançamento do África Innovation Challenge 2020, um concurso sobre Inovação Tecnológica, em acto que também serviu para apresentação do seu novo Logo Tipo. 
"Como pode a África sobreviver após o impacto da COVID-19 através da inovação” – foi o tema abordado no Fórum de apresentação da nova Logo marca da ATU, evento que contou com a participação de Mamadou Sonogo, ministro da Comunicação, Economia Digital, Correios e Tecnologias de Informação da república da Côte d’Ivoire.
Através do Africa Innovation Challenge 2020, a ATU pretende identificar e apoiar três (3) jovens inovadores que desenvolveram aplicações / inovações úteis para beneficiar a luta para conter a COVID-19 e possivelmente outras situações de emergência em África. 
Para o efeito, os participantes serão submetidos a um conjunto de testes onde a praticidade da sua inovação será medida em relação a elementos comparáveis.
Prevê-se que a competição será instrumental no reconhecimento, teste e destaque de inovações disruptivas e novos modelos de negócios que têm a capacidade de mudar a África, o que incluirá ênfase na inovação e aprendizados contínuos no que diz respeito à necessidade de oferecer soluções pragmáticas para problemas reais.
Para o registo ao concurso, os interessados deverão acessar  https://atu-uat.org/ 
Após o registo, o participante receberá um e-mail de confirmação com informações sobre o ingresso.
A União Africana de Telecomunicações (ATU) é uma organização especializada da União Africana na envolvente das telecomunicações, constituindo um fórum privilegiado na formulação de políticas e estratégias eficazes para o desenvolvimento das TIC em África, com o foco na melhoria ao acesso às infra-estruturas destes serviços. 
Além disso, a ATU representa os interesses dos seus membros em conferências globais de tomada de decisões e promove iniciativas destinadas a integrar os mercados regionais, atrair investimentos para a construção de infra-estruturas das TIC e desenvolver capacidades institucionais e humanas.
Com o aumento da supressão do tecido social em muitas comunidades na África como resultado do COVID-19, e considerando o facto de que uma grande população de africanos geralmente vive em condições difíceis, a capacidade de prontidão dos países para soluções digitais pode ajudar significativamente a enfrentar alguns desses desafios. 
O ATU Africa Innovation Challenge 2020 procura, portanto, reconhecer as inovações disruptivas e novos modelos de negócios que têm a capacidade de mudar a África.
Prevê-se que o ATU Africa Innovation Challenge 2020 seja uma via de identificação de soluções inovadoras com potencial para serem replicadas e ampliadas por meio da cooperação com investidores institucionais, fornecedores bilaterais ou multilaterais de financiamento e outras fontes. 
O ênfase do Desafio será na inovação e aprendizados contínuos no que diz respeito à necessidade de oferecer soluções pragmáticas.



Prêmios

• USD.5000 (cinco mil dólares) para o vencedor
• USD.3000 (três mil dólares) para os primeiros colocados
• USD.1000 (mil dólares) para os segundos classificados
Todos os participantes que chegarem à fase subsequente aos vencedores da competição serão premiados com USD 100,00 cada.

Estrutura da Competição

Os participantes do ATU Innovation Challenge 2020 serão sorteados de todos os países africanos membros da ATU, para competir a nível regional durante a 1ª fase da competição. Os melhores de cada região competirão então a nível continental durante a penúltima e última fase da competição.

Termos e Condições da Competição

Cada participante deverá cumprir aos seguintes termos e condições:

i. O concurso está aberto a todas as pessoas nascidas depois do ano de 1985 e que possuam cidadania de qualquer um dos países africanos que fazem parte da União Africana de Telecomunicações.
ii. Cada participante pode enviar apenas um projecto.
iii. A competição vai de 20 de Agosto de 2020 a 14 de Outubro de 2020.
iv. Todas os projectos inscritos devem ser enviadas antes de 14 de Setembro de 2020.
v. As inscrições serão avaliadas por um painel de jurados de acordo com as diretrizes estabelecidas, o tema da competição, a novidade / originalidade do projecto, bem como a sua promessa pragmática.
vi. Todos os participantes devem registar-se para a competição preenchendo o formulário oficial de inscrição que pode ser obtido no https://atu-uat.org/ 
vii. Todas os trabalhos devem ser do autor inscrito.
viii. Todos os participantes vencedores, conforme descrito na categoria de vencedores, devem concordar com o uso subsequente dos trabalhos inscritos sem fins lucrativos e uso promocional apenas na ATU e comunicações e compromissos de parceiros.
ix. Todos os participantes retêm todos os direitos dos seus trabalhos inscritos, com excepção dos vencedores, que renunciarão SOMENTE ao direito de uso subsequente dos produtos inscritos sem fins lucrativos e uso promocional apenas em comunicações e compromissos da ATU e de parceiros.
x. Funcionários da ATU, Órgãos Reguladores de TIC e Membros Associados não podem participar do concurso.
XI. Não há nenhuma taxa para entrar na competição.

Datas importantes

20 de Agosto de 2020: Evento de lançamento da nova Logo marca da ATU.

14 de Setembro de 2020: Prazo limite para apresentação de inovações pelos concorrentes para a avaliação regional.

25 de Setembro de 2020: Encerramento da análise regional da apresentação dos painelistas e selecção dos finalistas regionais.

5 de Outubro de 2020: Encerramento da 2ª e última revisão e selecção do vencedor geral, 1º e 2º segundos classificados.

14 de Outubro de 2020: Cerimônia de Premiação do ATU Innovation Challenge 2020.


Voltar