Balões vão levar Internet a zonas remotas de Moçambique

Balões vão levar Internet a zonas remotas de Moçambique
Noticiasaominuto.pt

2020-05-16


A rede de torres de comunicação em balões a elevada altitude, criada no âmbito da empresa-mãe da Google, vai suportar a rede móvel da Vodacom em zonas remotas e afectadas por violência armada no norte de Moçambique.

"ALoon e a Vodacom assinaram um contrato comercial para começar a servir as províncias de Cabo Delgado e Niassa em Moçambique, duas regiões difíceis de cobrir devido aos desafios colocados pela sua imensa área e logística", escreveu Alastair Westgarth, Diretor-executivo da Loon, subsidiária da Alphabet, no blogue da empresa.

Em vez de antenas colocadas em torres, no terreno, o sinal de rede que chega aos telemóveis vai passar a ser distribuído por antenas a flutuar em balões na estratosfera, a 20 quilómetros de altitude, cerca do dobro da altitude a que circulam os aviões. 

A rede estatal TMCEL anunciou há uma semana a reposição da cobertura nalgumas das zonas de conflito, depois de interrupções verificadas desde final de Março.

A Loon disse já ter as autorizações necessárias para colocar os balões a voar sobre Moçambique e para instalar no país as infraestruturas terrestres que vão levar o sinal da Vodacom aos balões.

O sinal vai ter as funcionalidades oferecidas noutros dos principais pontos do país: chamadas telefónicas, SMS, internet 4G e serviços financeiros (mobile money).

A Loon encontra-se a colocar em acção o mesmo tipo de serviço no Quénia.
 

Voltar