Governo destaca papel das telecomunicações

Governo destaca papel das telecomunicações
Agência Angola Press

2020-05-29


O Governo angolano destacou, este domingo, 17 de Maio, o papel que o sector das telecomunicações e tecnologias de informação desempenha no contexto social e da economia angolana e mundial.

O reconhecimento vem expresso numa mensagem do Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), alusiva ao 17 de Maio, Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que se assinala, este ano, sob o lema "Connect 2030: TIC para os Objectivos do Desenvolvimento Sustentável".

A mensagem ministerial considera que a data representa um momento de avaliação, quer pela sociedade, no seu todo, quer para os operadores das comunicações electrónicas, em particular.

Na sua saudação, o MINTTICS  considera o sector das telecomunicações e tecnologias de informação como "fundamental" no processo de modernização da governação, do desenvolvimento social e económico, bem como da inclusão social.

A nota destaca que o sector das TIC constitui "alavanca fundamental" no processo de desenvolvimento socioeconómico, na luta contra a pobreza e na prossecução dos objectivos do Milénio.

De acordo com MINTTICS, muitas das acções traçadas para o sector, em Angola, já geraram resultados, reflectidos na melhoria contínua na prestação dos serviços públicos e básicos de telefonia, no acesso à internet e nos serviços associados.

O departamento ministerial indica ainda que, fruto dos programas e projectos implementados, o país conta hoje com cerca de 15 milhões de assinantes de telefonia móvel, sete milhões de utilizadores de internet e mais de dois milhões de subscritores de TV por assinatura.

Numa outra perspectiva, lança um apelo aos profissionais das telecomunicações e tecnologias de informação no sentido de continuarem a trabalhar com "brio e dedicação".

Pede aos utilizadores das comunicações electrónicas para fazerem o "uso responsável" dos serviços digitais e das redes sociais, numa altura em que o mundo enfrenta a pandemia da COVID-19.

A efeméride é comemorada conjuntamente com a designação de Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação desde 17 de Maio de 2006, por decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas.

Até 2006, comemorava-se, apenas, o Dia Mundial das Telecomunicações, em saudação à fundação da União Internacional das Telecomunicações (UIT), que aconteceu a 17 de Maio de 1865, há precisamente 155 anos.

Esta última é a agência das Nações Unidas especializada em telecomunicações e tecnologias de informação e que tem como missão a padronização e regulação das ondas de rádio e telecomunicações internacionais.

É integrada por 193 países, Angola incluída, e por mais de 700 entidades privadas e académicas mundiais.
 

Voltar