INACOM procede à apresentação do Balcão Virtual a parceiros sociais

INACOM procede à apresentação do Balcão Virtual a parceiros sociais
INACOM News

2020-08-20


O Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) procedeu à apresentação do seu Balcão Virtual a destacados utentes dos seus serviços, mormente, a despachantes oficiais e à entidades do Sector petrolífero, em actos que ocorreram no dia 20 de Agosto de 2020. 

O Balcão Virtual é uma área privilegiada do Portal do INACOM que permite ao utente aceder, de forma fácil, cómoda e intuitiva, a um conjunto de serviços electrónicos que facilitam a sua interacção com o INACOM, quer seja um operador de telecomunicações, ou um consumidor final.

Na ocasião, após apresentação dessa ferramenta feita pela área técnica do INACOM, foram esclarecidas várias questões postas pelos convidados tomando-se boa nota de valiosas contribuições.

Na sua intervenção ao acto, o Presidente do Conselho de Administração do INACOM, Leonel Inácio Augusto, agradeceu a predisposição dos ilustres convidados em participar nessa apresentação e manifestou abertura do Regulador em colher todas as suas contribuições que podem ser manifestadas por via electrónica apoio.consumidor@inacom.gov.ao ou com recurso ao 15 555 – Linha de Apoio ao Consumidor, particularmente, nessa fase de confinamento e distanciamento social devida à Pandemia Covid-19. 

Sintetizando, através do Balcão Virtual do INACOM é possível formular pedidos para aceder aos serviços prestados, procedendo antes a um registo prévio da respectiva empresa no INACOM. O código de 12 dígitos que é atribuído no Registo de Empresa, deverá ser utilizado sempre que for formalizado qualquer outro pedido ou para se identificar quando pretender interagir com o INACOM.

Podem utilizar o Balcão Virtual do INACOM, empresas registadas em Angola, com NIF Angolano válido, preenchendo e submetendo o formulário anexo e anexar os documentos nele indicados.

Ainda por via do Balcão Virtual é possível solicitar licenciamentos para: Serviço Fixo (Sistemas P-MP), Serviço Fixo (Serviço Fixo-Móvel HF), Serviço Fixo (Feixes Hertezianos), Serviço Fixo por Satélite (Terminais VSAT), Serviço Móvel por Satélite (Equipamento Terminal Portátil), Serviço Móvel Terrestre (VHF e UHF) e o Serviço Móvel Marítimo (VHF e UHF).

Dos serviços licenciados pelo INACOM, também pode-se solicitar autorizações para operação de postos públicos e tele-centros, serviços de telecomunicações de uso público por agências, comercialização de equipamentos de telecomunicações, atribuição de licenças multisserviços, desalfandegamento de equipamentos e fiscalização de reclamações sobre interferências. 
 

Voltar