ITel capacita técnicos para aumentar literacia digital

ITel capacita técnicos para aumentar literacia digital
Portal de TI


No âmbito do programa "Ngola Digital", coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), o Instituto de Telecomunicações (ITEL), procedeu, dia 12 de Fevereiro, à entrega de diplomas aos formandos que atenderam a cursos na área de informática.
Desde o seu início, o ITEL formou 12 técnicos para responder a necessidades no sector da educação no que toca a conhecimentos sobre Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação.
No acto de entrega dos diplomas, André Pedro, Director do Instituto de Telecomunicações, encorajou os formandos a aprofundarem os seus conhecimentos nessa área, de formas a melhor se dedicarem com sucesso na transmissão desses conhecimentos aos alunos nas suas instituições de ensino. 
"Estamos a criar ferramentas que permitem aos seus utentes estarem integrados no mundo tecnológico. É responsabilidade das autoridades trabalharem com as instituições de ensino e outras, de forma a que as tecnologias de informação e comunicação sejam um instrumento útil ao serviço da comunidade".
André Pedro, realçou ainda que a formação de técnicos médios; organização e formação de especialistas no ramo; apoiar a formação básica; organizar seminários, conferências e outras iniciativas, são obrigações fulcrais que ajudam no cumprimento de tal missão e na execução de tudo quanto serve para promover os objectivos do instituto. Com estas ferramentas das novas tecnologias, os estudantes devem aproveitar o máximo para aumentar os seus níveis de conhecimento estudantil em tempo de Covid-19.
O professor Paulo Raul Carlos, que falava em nome dos participantes na formação, disse "ser uma mais-valia para as nossas instituições de ensino, sobretudo na formação integral que tem como objectivo capacitar jovens, crianças e adolescentes no domínio das tecnologias".
"Saímos daqui com novos conhecimentos, com as mentes mais abertas e faremos de tudo para cumprir com o que nos ensinaram aqui, e pô-las em prática. Agradecemos a Direcção do ITEL, no quadro do Projecto Ngola Digital, por nos ter proporcionado esta formação, que certamente nos ajudará a estar mais próximos do que se pretende do mundo digital", acrescentou.
De realçar que a actividade faz parte do programa de aumento da capacitação de quadros ligados a escolas, centros infantis e orfanatos, no sentido de dar melhor aproveitamento às salas de informática que foram entregues às instituições de ensino, no âmbito de um programa do MINTTICS que visa o aumento da literacia digital por parte das crianças, adolescentes e jovens. 
"Com este projecto o ITEL continuará a capacitar os formadores para que as instituições possam gerir essas salas de informática".
"Ngola Digital" é um programa que conta com os apoios do FADCOM, do ITEL e do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação de Angola.
A formação teve início no dia 25 de Janeiro e terminou dia 12 do corrente mês, com a duração de 03 semanas, num total de 45 horas.


Voltar