ITel capacita técnicos para aumentar literacia digital

ITel capacita técnicos para aumentar literacia digital
Portal de TI

2021-02-13


No âmbito do programa "Ngola Digital", coordenado pelo Ministério das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MTTICS), o Instituto de Telecomunicações (ITEL), procedeu, dia 12 de Fevereiro, à entrega de diplomas aos formandos que atenderam a cursos na área de informática.
Desde o seu início, o ITEL formou 12 técnicos para responder a necessidades no sector da educação no que toca a conhecimentos sobre Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação.
No acto de entrega dos diplomas, André Pedro, Director do Instituto de Telecomunicações, encorajou os formandos a aprofundarem os seus conhecimentos nessa área, de formas a melhor se dedicarem com sucesso na transmissão desses conhecimentos aos alunos nas suas instituições de ensino. 
"Estamos a criar ferramentas que permitem aos seus utentes estarem integrados no mundo tecnológico. É responsabilidade das autoridades trabalharem com as instituições de ensino e outras, de forma a que as tecnologias de informação e comunicação sejam um instrumento útil ao serviço da comunidade".
André Pedro, realçou ainda que a formação de técnicos médios; organização e formação de especialistas no ramo; apoiar a formação básica; organizar seminários, conferências e outras iniciativas, são obrigações fulcrais que ajudam no cumprimento de tal missão e na execução de tudo quanto serve para promover os objectivos do instituto. Com estas ferramentas das novas tecnologias, os estudantes devem aproveitar o máximo para aumentar os seus níveis de conhecimento estudantil em tempo de Covid-19.
O professor Paulo Raul Carlos, que falava em nome dos participantes na formação, disse "ser uma mais-valia para as nossas instituições de ensino, sobretudo na formação integral que tem como objectivo capacitar jovens, crianças e adolescentes no domínio das tecnologias".
"Saímos daqui com novos conhecimentos, com as mentes mais abertas e faremos de tudo para cumprir com o que nos ensinaram aqui, e pô-las em prática. Agradecemos a Direcção do ITEL, no quadro do Projecto Ngola Digital, por nos ter proporcionado esta formação, que certamente nos ajudará a estar mais próximos do que se pretende do mundo digital", acrescentou.
De realçar que a actividade faz parte do programa de aumento da capacitação de quadros ligados a escolas, centros infantis e orfanatos, no sentido de dar melhor aproveitamento às salas de informática que foram entregues às instituições de ensino, no âmbito de um programa do MINTTICS que visa o aumento da literacia digital por parte das crianças, adolescentes e jovens. 
"Com este projecto o ITEL continuará a capacitar os formadores para que as instituições possam gerir essas salas de informática".
"Ngola Digital" é um programa que conta com os apoios do FADCOM, do ITEL e do Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação de Angola.
A formação teve início no dia 25 de Janeiro e terminou dia 12 do corrente mês, com a duração de 03 semanas, num total de 45 horas.


Voltar