ITEL faz apresentação pública do projecto Tele-aulas

ITEL faz apresentação pública do projecto Tele-aulas
PortaldeTI

2020-05-28


No âmbito da vigência do período de isolamento social, a Direcção do Instituto de Telecomunicações (ITEL), tornou público, dia 28 de Maio, o projecto de Tele-Aulas.

O objectivo desta iniciativa, a funcionar numa das salas de aula, segundo avançou o Director Geral do Instituto, André Pedro, é o de dar assistência aos alunos que se encontram em confinamento, face ao actual estado que o país atravessa, e vem precisamente numa altura em que, o estado angolano previu o reinício das aulas fora de época habitual.

Um segundo objectivo apresentado pelo responsável é, o também de prestar assistência à outros alunos de outros institutos que, a semelhança do ITEL, ministram cursos de telecomunicações.

No início do projecto, as aulas estavam apenas disponíveis no WhatsApp. Na apresentação pública do projecto, o André Pedro frisou que a evolução para a plataforma Facebook veio para ampliar as possibilidades de mais alunos acederem às aulas através de um recurso mais popular. 

André Pedro reconhece algumas dificuldades que os alunos poderão enfrentar, por não possuirem as ferrramentas necessárias para o acesso às aulas. Prevê que, num universo de 1.181 alunos matriculados no instituto, apenas 65% poderão aderir às aulas.

Testemunharam ao acto de Apresentação Pública, a directora Pedagógica, Lucrécia Castelo, o coordenador do Centro Tecnológico do ITEL, Pedro António Queta, o professor Branislav Couceiro, e o professor Victor Miguel, que procedeu à uma transmissão em directo, no Facebook, da aula de Técnicas de Reparação de Equipamentos Informáticos (TREI).

As aulas são ministradas para as classes da 10ª, 11ª e 12ª, em 3 períodos: das 09:00 às 10:00; das 10:40 às 11:40 e das 14:00 às 15 horas, de Segunda a Sexta-feira.

O Director Geral do ITEL defende a continuidade do Projecto, ainda que o País e o Mundo se livrem da Covid-19, pois, ‘’vai servir para assistência aos alunos que por força de Lei, ficam 1 ano em casa, sem aulas devido à reprovação” – uma medida decretada pelo Ministério da Educação – "a não pararem de ter contacto com as matérias’’. 

O Instituto de Telecomunicações (ITEL), arrancou o seu 1º ano lectivo 1989, com 2 turmas (A e B) da 9ªclasse. 

Actualmente, ministra três cursos: Electrónica e Telecomunicações, Informática e, Informática e Sistemas Multimédia.
 

Voltar