Manuel Homem representa Presidente da República na reunião do Conselho Virtual ds Smsrt África

Manuel Homem representa Presidente da República na reunião do Conselho Virtual ds Smsrt África
Correio Kianda

2020-12-08


O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, participou hoje na nona reunião do Conselho Virtual da Smart África, por videoconferência, em representação do Presidente da República, João Lourenço.

A sessão foi orientada pelo Chefe de Estado do Ruanda, Paul Kagame, na qualidade de presidente da Smart África.
O encontro analisou os caminhos que o continente está a trilhar para a transformação digital e reflectiu sobre a necessidade do desenvolvimento de infra-estruturas, melhorando a conectividade, impulsionando assim o crescimento das economias africanas, em geral, e da economia digital, em particular.

Participaram na nona reunião do Conselho Virtual da Smart África vários Chefes de Estado e de Governo, como são os casos da Zâmbia, Zimbabwe, RDC, Djibouti, Etiópia, Mali, Guiné Conacry e do secretário-geral da União Internacional das Telecomunicações, Houlin Zhao.
Os participantes apontaram também questões como a regularização e a inclusão digital como fundamentais para a aceleração da transformação digital.

A Smart África pretende promover os projectos tecnológicos desenvolvidos pelos países e explorar as possibilidades de funcionamento.

A República de Angola aderiu à Aliança para Africa Inteligente como Estado Membro, desde a sua fundação em 2013.

O secretariado da organização Pan-Africana definiu a Agenda para a África Inteligente, incluindo projectos de relevo para os vários Estados Membros e encoraja e apoia activamente as iniciativas e investimentos privados nos sectores de tecnologias de comunicação através da Plataforma Aliança para África Inteligente.

Sobre o Smart África
A Aliança para África Inteligente (Smart Africa Alliance) é uma plataforma público-privada dedicada a moldar e impulsionar a transformação digital de África. Lançada em 2013 por sete chefes de Estado africanos, a Aliança cresceu para 22 países membros e dezenas de membros do sector privado e da academia. Os seus membros fundadores incluem a Comissão da União Africana (CUA), União Internacional das Telecomunicações (UIT), Banco Mundial, Banco Africano de Desenvolvimento (BAD), Comissão Económica das Nações Unidas para a África (UNECA), União Africana de Telecomunicações (ATU), Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD), a Associação GSM (GSMA) e a Corporação da Internet para atribuição de números e nomes (ICANN).


Voltar