Massificar o acesso à Internet no território nacional

Massificar o acesso à Internet no território nacional
ANGOP

2021-11-04


O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel Homem, adovogou, quinta-feira, 04 de Novembro 2021, em Luanda, que o país vai continuar a promover a massificação do acesso à Internet no território nacional, no sentido de se adequar às mudanças tecnológicas e à informação nos meios digitais.

Segundo o ministro, que falava à imprensa à margem do Fórum de Ministros das TIC da África Austral, que decorreu num formato virtual, essa aposta vai continuar a marcar a liberdade de imprensa como baliza, não só nos modelos tradicionais, mas também nos meios digitais.

Manuel Homem avançou que, para a média que se pretende, há a necessidade de se continuar a massificar o acesso à Internet no território nacional.

Adiantou que várias acções têm sido desenvolvidas, nomeadamente programas de inclusão digital, programa de massificação e acesso a internet e as tecnologias de informação.

Por outro lado, Manuel Homem acrescentou também que o país conta com mais de seis milhões de utilizadores de Internet e mais de 14 milhões de utilizadores de telefonia móvel.

"Há um conjunto de programas, como a entrada de um novo operador no sector das telecomunicações, o acesso a novas infra-estruturas de rede, fibra óptica e sistema de VSAT”, referiu.

Em relação ao Fórum de Ministros das TIC da África Austral, Manuel Homem referiu que o programa incluiu abordagem de varias matérias, com destaque para a importância da média livre, independente e pluralista como chave para os actuais tempos, a importância do acesso à informação, o trabalho em curso pela UNESCO e o Ministério das TIC da Namíbia.

"Estão a ser abordados temas convergentes sobre as TIC, voltados essencialmente para a liberdade de imprensa nos meios digitais”, referiu.

Essa abordagem, avança o ministro, tem também a necessidade de assegurar que a informação nas plataformas digitais ocorra dentro dos marcos das leis e nos princípios estabelecidos.
Participaram no certame em forma digital os ministros de Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social de África.


Voltar