Ministério do ensino superior desenvolve plataforma electrónica para ensino

Ministério do ensino superior desenvolve plataforma electrónica para ensino
PortaldeTI

2020-08-25



O Ministério do Ensino Superior, Ciência, Tecnologia e Inovação está a desenvolver uma plataforma electrónica para conciliar o ensino semi-presencial e o ensino à distância durante a fase da Covid-19.
Segundo o secretário de Estado para o Ensino Superior, Eugénio Silva, a  ferramenta, que será distribuída às instituições de ensino, vai conter funcionalidades diversas que permitem a disponibilização do material, bem como acompanhar a aprendizagem do estudante ao receber as aulas.
Diversas instituições do ensino superior realizaram ensaios e experiências para o ensino a distância, tão logo Angola entrou no quadro dos países com Covid-19, com o uso de tecnologias não apropriadas.
Neste quesito, o secretário de Estado advertiu que o ensino a distância exige organização, sustentando que  não basta a   disponibilização de conteúdos via whatsap, Facebook e outras plataformas, tal como procederam algumas instituições.
Segundo o responsável, em Angola algumas universidades têm plataformas electrónicas, mas ainda simples, para garantir o ensino e aprendizagem. Eugénio Silva informou que, os técnicos do ministério fizeram um levantamento, em Maio, para constatar o nível preparatório, tendo-se constatado que 50% destas relataram que estavam em condições para retomar, com recurso às plataformas.
Desde Março deste ano que Angola já dispõe de um regulamento sobre o ensino a distância aprovado, que vai permitir que as instituições leccionem nesta fase da pandemia.


Voltar