MINTTICS e Universidade do Kwanza acordam implementação de um “Observatório 5G”

MINTTICS e Universidade do Kwanza acordam implementação de um “Observatório 5G”
Angola Press

2021-05-04


O acordo vai permitir que estudantes e operadoras possam consolidar e criar condições para o processo de transformação digital, bem como melhorar o investimento nas telecomunicações.
Em telecomunicações, o 5G é o padrão de tecnologia de quinta geração para redes móveis e de banda larga, que as empresas de telefonia celular começaram a implantar em todo o mundo após o fim de 2018.
A propósito, o ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Manuel  Homem, que falava na cerimónia de assinatura do referido acordo, considerou que a instalação do Observatório 5G, na UNIC, vai contribuir,  igualmente, no investimento que os operadores farão na evolução tecnológica que se impõe com a evolução da nova geração da telecomunicação que é a 5G.
Manuel Homem disse que o sector está aberto a parcerias desta natureza, que permitam agregar conhecimento aos quadros nacionais e contribuem para o aumento do investimento e desenvolvimento das TIC no país.
Para o governante, é importante destacar, que o facto da UNIC estar a ser implementada na província do Bié, joga um papel estratégico, por permitir que na referida região se possam desenvolver capacidades e conhecimento para dar resposta a este universo, diversificando os pólos do desenvolvimento tecnológico.
"A tecnologia 5G começa a ser uma realidade, daí que o nosso país não fica atrás, mas para que possa acontecer, deve-se estar associado ao mundo académico, por este facto a nossa intenção de aproximar toda engenharia que acontece no mundo real”, frisou.
Assinaram o acordo pelo MINTTICS, o Director Nacional das Telecomunicações e Tecnologia de Informação, Matias Manuel da Silva Borges e pela UNIC o presidente da instituição, Victorino da Graça Baião.
A UNIC é uma instituição privada, aprovada em 2020 pelo Conselho de Ministros, que entrará em funcionamento em Outubro de 2021, oferecendo formação integral com especial preponderância ao uso das tecnologias da informação e comunicação.. 


Voltar