Workshop sobre a Indústria 4.0

Workshop sobre a Indústria 4.0
Jornal de Angola

2020-08-21



O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, presidiu, dia 19 de Agosto, à abertura do Workshop sobre Indústria 4.0, com o tema: Desafios e oportunidades para o comércio e a indústria nacional.
O primeiro dia do certame, realizado pelo Instituto Nacional de Inovação e Tecnologias Industriais (INITI) e a Tech21 África, decorreu na plataforma Zoom, e contou com a prelecção de diversas entidades ligadas ao Sector da Indústria, Produção e Telecomunicações.
Durante a abertura do certame, Victor Fernandes adiantou que, "vivemos momentos de grave crise económica e financeira mundial, momentos críticos mas que também clamam ao optimismo”, tendo acrescentado que "faz todo sentido apoiar soluções para o nosso país polarizadas em torno do capital humano”, mormente, empresários e empreendedores, conhecimento, criatividade, especialização e inovação.
"Acredito que este Workshop será uma boa oportunidade para compartilhar as valiosas experiências, melhores práticas, dificuldades e soluções na temática da Indústria 4.0”, disse o governante.
A agenda do primeiro dia, ficou marcada pelo debate de dois painéis com os tópicos: Desmistificando a Indústria 4.0 e a Industria 4.0 e os desafios de infra-estrutura em Angola. 
Nesse último painel, moderado por Eduardo da Costa, Director Geral Adjunto do INITI, Rui Manuel, Director de Comunicação e Marketing do Polo de Desenvolvimento Industrial de Viana, focou o estado actual da digitalização e marketing na indústria nacional, tendo apelado para a necessidade da digitalização das empresas nacionais, adiantando que existem poucas empresas que têm presença digital. 
Falando sobre a adopção da inteligência artificial, Rui Manuel disse que uma boa percentagem de empresas que adoptam a IA, positivamente, não o fazem para substituir as pessoas, mas sim para melhorar os processos e garantir a competitividade.
Por outro lado, ainda no segundo painel, Ezequiel Manuel, representante do Ministério da Energia e Águas, falou da energia eléctrica como factor catalisador para a Industria 4.0. 
Ezequiel Manuel apresentou os desafios do Sector para tornar as empresas mais competitivas de forma a catalisar a Indústria 4.0.
O representante do Ministério da Energia e Águas disse também que o programa de transformação do Sector Eléctrico buscou melhorar a eficiência por meio da desverticalização das actividades e nova regulamentação do mercado que permite a participação privada. 
Apresentou ainda o plano de acção do Sector Eléctrico até 2022, tendo enumerado dentre vários desafios: O aumento da taxa de electrificação para 50% até 2022 e 60% até 2025 e quadruplicar a capacidade de geração de 2.000 GW para 9.500 GW.
E para culminar o segundo Painel, o PCA do Polo de Desenvolvimento Industrial de Viana, Miguel Luís, falou da Industria 4.0 e os desafios infraestruturais e logísticos da indústria nacional. Sobre os desafios das logísticas, adiantou que o modelo de produção que é proposto pela industria 4.0, exige que o Sector Logístico seja mais desenvolvido e eficiente para que possa atender toda a necessidade imposta pela indústria.
Sobre o futuro da indústria, o PCA do Polo de Desenvolvimento de Viana, disse que, "precisamos acelerar, dar o nosso melhor para deixar de ser observador e passar a fazer parte”.
Para encerrar o primeiro dia do certame, a organização, na voz de Kiesse Canito, aproveitou para agradecer os prelectores e o público em geral presentes, exaltando o espírito da colaboração como sendo a palavra de ordem da Industria 4.0.
O último dia do certame está marcado para o dia 26 do mês de Agosto, e irá abordar temas relacionados ao capital humano.

 


Voltar