Angola na Conferência Mundial sobre Radiocomunicações da UIT, WRC-23

Angola na Conferência Mundial sobre Radiocomunicações da UIT, WRC-23
Angola Press

2023-12-12


O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário de Oliveira, participa, desde segunda-feira, 11 de Dezembro de 2023, no Dubai, Emirados Árabes Unidos, na Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC) da União Internacional de Telecomunicações (UIT).
A agência especializada das Nações Unidas para as Tecnologias de Informação e Comunicação organiza o evento com o apoio da Autoridade Reguladora do Governo Digital e de Telecomunicações dos Emirados Árabes Unidos.
A WRC-23 reúne entidades governamentais nacionais e as reguladoras das telecomunicações com representantes dos principais utilizadores e fornecedores de radiocomunicações e está a discutir assuntos ligados às políticas e regulamentos técnicos cruciais a nível global.
À margem da conferência, o ministro Mário Oliveira afirmou que as contribuições de Angola ao conclave mundial estão a ser bem acolhidas e engrandecem o trabalho da equipa técnica, que esteve integrada numa comissão de países africanos.
Enalteceu a aprovação, durante uma plenária da UIT, de uma resolução relacionada à gama de frequências na exploração de satélites, que segundo Mário Oliveira, havia vozes que defendiam a passagem de um conjunto de frequências alocadas ao segmento espacial para a indústria de telefonia móvel.
"Foi um trabalho excelente dos países africanos", disse o titular da pasta das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social (MINTTICS), para quem a união vincou: "Estamos satisfeitos com a Resolução 599 aprovada, de 11 de Dezembro de 2023, e há outros assuntos sobre espectro radioeléctrico ainda em discussão".
No quadro da participação de Angola no WRC-23, o ministro Mário Oliveira manteve vários encontros, com destaque para os representantes da União das Telecomunicações de África. Ainda na manhã de 11.12.2023, o governante teve um encontro de trabalho com o embaixador extraordinário e plenipotenciário de Angola nos Emirados Árabes Unidos, Júlio Maiato.
A agenda reservou outras reuniões paralelas para o dia seguinte, 12.12.2023, com países da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC). 
Acompanham o ministro altos funcionários do MINTTICS, do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) e do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN). 
Participam, igualmente, quadros da Autoridade Nacional da Aviação Civil (ANAC).


Voltar