Angola realiza 1º Fórum de Governança da Internet

Angola realiza 1º Fórum de Governança da Internet
Infosi

2024-02-22


O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, procedeu, na quinta-feira, 22 de Fevereiro de 2024, à abertura do I Fórum de Governança da Internet em Angola, acto que teve lugar no Centro de Convenções de Talatona, em Luanda.

O Fórum de Governança de Internet é uma iniciativa das Organização das Nações Unidas que se estendeu a todos os países membros e, segundo o Director Geral do INFOSI, André Pedro, em Angola se pretende anual, com realização de fóruns a nível provincial, culminando com um Fórum Nacional. 

A governança da internet refere-se ao processo de estabelecimento de regras, regulamentações, políticas e princípios que orientam o uso, desenvolvimento e administração da Internet à escala global, regional e nacional, de modos a garantir que a Internet continue a ser uma ferramenta valiosa para a humanidade, promovendo o desenvolvimento económico, a liberdade de expressão e a colaboração global.

O encontro organizado pelo Instituto Nacional de Fomento da Sociedade da Informação (INFOSI), contou com vários oradores locais e internacionais, dos quais destacamos: o presidente do Conselho de Administração do INACOM, Joaquim Muhongo, a presidente do Conselho de Administração da Agência Reguladora Multissetorial da Economia de Cabo Verde, Leonilde dos Santos, o Presidente da Associação Angolana de Internet, (AAI), Sílvio Almada, o Director Geral da TIS Tech Angola, Willian Oliveira, a presidente do Conselho Administrativo da empresa Vogal, Marta Dias, o CEO da ANYPAY, Inocêncio das Neves, o especialista em Infraestrutura de Telecomunicações, Daniel Paes e o administrador da Agência de Protecção de Dados, Paulo Pedro. 

O evento abordou, em mesa-redonda, diversos assuntos como: Regulação e Cooperação na Governança da Internet, A Importância da Internet na Sociedade Moderna e a Promoção do uso Responsável e Inclusivo da Internet, Estratégias de Marketing Digital, A Internet e as Infra-Estruturas de Comunicação em Angola.

Também foram analisados os temas: Acesso à Educação Digital, Tecnologias Emergentes e Oportunidades de Carreira, Ética Digital e Responsabilidade Social, Harmonização Global de Normas e Protecção dos Direitos Humanos Online.

O programa de actividades reservou, igualmente, abordagens sobre Responsabilidade das Plataformas Online, Cooperação Multissectorial, Protecção da Infra-estrutura Crítica e Cibersegurança, Redes Sociais, Direito à Privacidade e Segurança, bem como Inovação e Adaptação Regulatória.

Procedeu-se, ainda, a debates sobre Comércio Electrónico e Marketplace, Vantagens e Desafios do Marketing Digital em Angola, Actual estado da Internet em Angola, Desafios e soluções para a aceleração digital em Angola, Segurança Online e Prevenção de Ataques, Inovações Tecnológicas e Privacidade dos Dados.

Dados do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM) apontam para cerca de 11 milhões de subscritores de internet em Angola.


Voltar