Angola realiza encontro com órgãos congregados na Associação de Reguladores de Comunicações da África

Angola realiza encontro com órgãos congregados na Associação de Reguladores de Comunicações da África
Minttics.gov.ao

2023-07-31


Angola assumiu, esta segunda-feira, que vai trabalhar com os países da região da SADC na capacitação contínua de quadros que pertencem aos mais diversos níveis do sector das Telecomunicações e Tecnologias de Informação.
Mário Oliveira, que falava na abertura da workshop, sublinhou que o esforço deve ser feito, particularmente, pelos órgãos congregados na Associação de Reguladores de Comunicações da África (CRASA). 
"A nível da SADC se tem feito muito investimento em termos de infra-estruturas espaciais, mas urge também a necessidade de munir os órgãos reguladores com as ferramentas necessárias para um melhor acompanhamento, garantido assim uma coexistência harmoniosa dos diferentes projectos”, referiu.
De acordo com o governante, Angola possui um programa Espacial Nacional ambiciosa, onde o capítulo da formação constitui uma pedra basilar para o alcance dos objectivos  do programa. 
De acordo com o ministro, a acção de formação, com duração de dois dias, vai munir os técnicos com melhores ferramentas para fazer face aos desafios do momento em matérias de regulação por satélite e a economia espacial.
Para tal, prosseguiu, torna-se imperativo que os órgãos de regulação, pesquisadores, inventores, operadores e agentes comerciais das TIC estejam focados na adequação de  normas e processos  de gestão para o benefício da população.

Já o presidente do Conselho de Administração (PCA)  do INACOM, Joaquim Muhongo, destacou a importância do evento, por abordar questões  económicas espaciais,  bem como as perspectivas para suportar todo engajamento do país e da região no que  concerne às políticas  espaciais.
O responsável disse que, em função das especificidades de cada país, as linhas orientadoras são adoptadas, do ponto de vista do ambiente, orientador, eficaz  e específico da região.
"Os participantes vão trocar experiências e traçar as linhas orientadoras, em termos da questão do ambiente regulador da SADC e da união internacional das telecomunicações, assim como acelerar e adaptá-los de acordo com as nossas especificidade, as características dos países e  dos  mercados internacionais”, considerou.
O workshop organizado pela Associação de Reguladores de Comunicações da África Austral – CRASA, tem o apoio da UIT – União Internacional das Telecomunicações e foca aspectos ligados a regulamentos do serviço de satélites.
Participam do workshop, representantes de países membros da CRASA nomeadamente: África do Sul, Angola, Botswana, Congo Democrático, Eswatini, Lesoto, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia e Tanzânia.


Voltar