Angosat-2 entra em órbita a 12 de Outubro de 2022

Angosat-2 entra em órbita a 12 de Outubro de 2022
Angola Press

2022-10-03


O anúncio da entrada em órbita do satélite Angolano foi feito pelo ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Augusto da Silva Oliveira, durante a abertura da Semana Mundial do Espaço.
O Angosat-2 é um projecto que o Estado Angolano concebeu com o objectivo de diminuir a exclusão digital em Angola e no continente Africano, permitindo expandir serviços de telecomunicações às zonas mais recônditas a preços competitivos.
Mário Oliveira explicou que o satélite comporta uma série de serviços, cobrindo o continente africano, com maior ênfase para a região sul, e parte significativa do sul da Europa.
O Angosat-2 tem uma capacidade de transmissão sete vezes maior do que o primeiro aparelho, sendo seis "transponders” na Banda C, 24 na Banda KU e, como novidade, um retransmissor na Banda KA, contra 16 "transponders” (retransmissores) na Banda C e seis na Banda KU do Angosat-1.
Sendo um satélite de Alta Taxa de Transmissão (HTS), o Angosat-2 disponibilizará 13 gigabytes em cada região iluminada (zonas de alcance do sinal do satélite) e será baseado na plataforma Eurostar-3000, tendo aproximadamente 15 anos como tempo de vida útil.
O Angosat-2 começou a ser construído a 28 de Abril de 2018, nas instalações da Airbus, em França, onde foi instalada toda a carga útil do satélite, portanto, todos os componentes que vão permitir o seu funcionamento.
O ministro salientou que o foco principal do satélite é a expansão dos serviços de telecomunicações, exemplificando; Telemedicina, Teletrabalho e demais serviços com suporte da internet que este equipamento é capaz de exportar.
Conforme Mário Oliveira, já vêm sendo registados contactos de países africanos, sobretudo os da SADC, para prover serviços a estes estados, com destaque para os serviços de telecomunicações. E pelo facto de Angola liderar a partilha de satélites da SADC, neste contexto, está a trabalhar para apresentar o Angosat-2 nos países da região.
O satélite AngoSat-2 surgiu com a missão de substituir o Angosat-1, o primeiro satélite angolano que foi lançado em órbita a 26 de Dezembro de 2017, mas desde então enfrentou problemas.
Após o lançamento houve uma perda primária de contacto devido a uma falha no subsistema de alimentação do satélite logo após este entrar em órbita, embora as comunicações tenham sido recuperadas, houve problemas na fonte de alimentação do satélite.


Voltar