Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação

Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade de Informação
Itu.int

2020-05-16


Todos os anos, desde 1969, comemora-se o Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, que marca a fundação da UIT em 17 de maio de 1865, quando a primeira Convenção Internacional de Telégrafo foi assinada em Paris.

O ano de 2020 representa uma oportunidade única para que os membros da UIT comemorem a contribuição das TIC para o avanço da Sociedade da Informação e apresentem a 'Agenda Connect 2030 para Telecomunicações Globais / Desenvolvimento das TIC' (Resolução PP-18 200, Rev. Dubai, 2018) agora vinculado ao Plano Estratégico da União para o período 2020-2023, e focando especificamente em como os avanços tecnológicos nos próximos 10 anos contribuirão para acelerar a consecução dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU para o Desenvolvimento Sustentável .

A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável e 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), adoptada pela Resolução AGA70 / 1 da UNGA, reconhece que a disseminação da tecnologia da informação e das comunicações e a interconexão global têm um grande potencial para acelerar o progresso humano e diminuir o fosse digital.

O tema "Connect 2030: TICs para os Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)” permitirá que os membros da UIT reflitam sobre os avanços das TIC na transição para o desenvolvimento inteligente e sustentável. 

A agenda se concentrará em soluções específicas habilitadas para TIC e tendências emergentes para promover a sustentabilidade económica, ambiental e social, contribuindo para os cinco objectivos estratégicos da Agenda Connect 2030:

O WTISD-20 permitirá que os membros da UIT e outras partes interessadas chave: Reafirmem uma visão global compartilhada de uma sociedade da informação, capacitada pelo mundo interconectado.

Adoptar e promover a Agenda Connect 2030 como a contribuição das TIC para acelerar a consecução dos ODS.


Voltar