Dia Mundial dos Correios marca importância da inclusão digital

Dia Mundial dos Correios marca importância da inclusão digital
news.un.org

2023-10-09


O Dia Mundial dos Correios celebra-se anualmente a 9 de outubro. Este dia tem como objectivo dar a conhecer o papel dos correios na vida quotidiana das pessoas e das empresas, bem como a sua contribuição para o desenvolvimento social e económico.
O tema deste ano é «Juntos em confiança: colaborar para um futuro seguro e conectado», solicitando o apoio para o desenvolvimento de um território postal digital único que corresponda à rede física construída ao longo dos séculos. 
Um território postal digital único, que a ser implementado, garante que cada pessoa, esteja onde estiver, não tenha de ir mais longe do que à estação de correios local para ter acesso à economia digital.
Na sua mensagem à propósito deste dia, Masahiko Metoki, Director Geral da UPU – União Postal Universal, salientou que actualmente mais de 5 milhões de funcionários dos serviços postais são encarregados de uma variedade de itens essenciais e pessoais, desde mensagens, presentes e bens, até dinheiro e medicamentos.
Segundo aquele responsável, muitas vezes os correios são "o único prestador de serviços públicos em regiões remotas.”
O Director ressaltou ainda que os funcionários do sector estão construindo a confiança das comunidades ao longo de gerações e que a base do sucesso reside nessa proximidade conquistada com pessoas em todo o mundo.
No entanto, cerca de 100 mil das 650 mil estações de correios do planeta carecem de infraestruturas de internet adequadas, limitando os serviços que podem fornecer através dos canais digitais. 
Isto significa que 100 mil comunidades perdem uma ampla gama de serviços digitais, financeiros e de inclusão social que estas agências poderiam oferecer.
Para ultrapassar isso, Metoki afirma que através da iniciativa "connect.post”, a UPU estabeleceu uma meta ambiciosa: garantir que cada estação de correios tenha acesso suficiente à internet até 2030, para melhorar a inclusão digital destas comunidades desfavorecidas.
O Dia 09 de Outubro foi instituído pelo Congresso da União Postal Universal em Tóquio, através da Resolução C 32/1984, em 1969. A data escolhida coincide com a fundação da União Postal Universal, em Berna, 9 de Outubro de 1874.


Voltar