Mário Oliveira visita Laboratório de Soluções Tecnológicas Espaciais do GGPEN

Mário Oliveira visita Laboratório de Soluções Tecnológicas Espaciais do GGPEN
Televisão Pública de Angola

2023-05-04


O Ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, efectuou, na manha de quinta-feira, 04 de Maio, uma visita de trabalho ao Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Soluções Tecnológicas Espaciais do GGPEN, localizado no Complexo Administrativo do Talatona, em Luanda.
No local, Mário Oliveira foi recebido por Zolana João, Director do Gabinete de Gestão do Programa Espacial Nacional (GGPEN) de quem recebeu explicações detalhadas do trabalho aí desenvolvido e interagiu com técnicos nacionais altamente qualificados, empenhados na gestão dessas soluções tecnológicas. 
Importa destacar que os técnicos do GGPEN que operam essas soluções foram formados pela Airbus Defence e Space France, Thales Alenia Space e ISAE-SUPAERO.
O GGPEN tem desenvolvido várias soluções tecnólogicas de observação da terra, tal como o Tech-Gest, que foi categorizado como um projecto excelente, focado nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável pelo Centro de Pesquisa Internacional sobre Inteligência Artificial (IRCAI), um órgão adstrito à UNESCO. 
A solução tecnológica Tech-Gest consta dos 20 projectos distinguidos com o selo de excelente no âmbito do Top 100 dos melhores projectos do mundo usando inteligência artificial focada nos Objectivos de Desenvolvimento Sustentáveis da ONU, cuja apresentação oficial do prêmio ocorreu, precisamente, a 4 de Maio, em Nova Iorque.
O Tech-Ecologia, para monitoramento de derrames de petróleo, e o Tech-Agro para estimativa da produtividade agrícola, são outras soluções a destacar.


Voltar