“Outubro Rosa” no INACOM culmina com palestra sobre o cancro da mama

“Outubro Rosa” no INACOM culmina com palestra sobre o cancro da mama
INACOM News

2023-10-20


As mulheres devem aderir aos métodos primários de saúde, de modos a se prevenirem contra o cancro e demais patologias. Enfatizou a Dr.ª Suzana Trindade quando palestrava diante de trabalhadores do Instituto Angolano das Comunicações (INACOM).
"Cancro da mama e do colo do útero” foi tema em debate que mereceu da palestrante a devida elucidação, no tocante à prevenção e exposição a factores de risco, tais como: Radiação, luz ultravioleta, Agentes químicos, obesidade e vida sedentária, só para citar alguns.
Igualmente, Suzana Trindade realçou a importância do autoexame da mama para determinar preventivamente uma possível infecção, visto que o tratamento é mais eficiente e com maior probabilidade de êxito, quando se inicia na fase precoce da doença. Entretanto, alertou que apesar de se identificar algum sinal de alerta, o diagnóstico deve ser feito pelo médico.
"O tratamento preventivo é sempre melhor, uma vez que o curativo leva mais tempo, deixa muitas sequelas e nem sempre temos possibilidades de acesso aos fármacos e terapias consideradas muito caras” – advertiu. 
A administradora Ana de Matos procedeu à abertura da palestra que teve lugar, dia 20 de Outubro, no Auditório da sede do INACOM e contou com participação presencial e por via TEAMS, de uma plateia que procurou os devidos esclarecimentos e conselhos de formas a adoptar hábitos saudáveis.


Voltar