Países da SADC poderão beneficiar dos serviços do ANGOSAT 2

Países da SADC poderão beneficiar dos serviços do ANGOSAT 2
Angola Press

2023-08-17


O ministro das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação Social, Mário Oliveira, adiantou, em Luanda, que os trabalhos técnicos continuam para que os países da SADC beneficiem dos serviços do ANGOSAT 2.
O governante falava no quadro da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da SADC, realizada na capital angolana, a 17 de Agosto, com a presença dos Presidentes de Moçambique, Botswana, Malawi, Namíbia, África do Sul, República Democrática do Congo (RDC), Zâmbia e Zimbabwe, do Vice-presidente da Tanzânia e de representantes das Ilhas Seychelles, das Ilhas Maurícias e das  Comores.
Segundo o ministro, entre os países interessados pelos serviços, a República da Zâmbia está mais avançada, onde os técnicos aprimoram os trabalhos para que este país beneficie do sinal do satélite que está em órbita. Outros países como o Botswana e RDC também já manifestaram interesse dos serviços do ANGOSAT 2.
Angola já beneficia dos serviços do satélite desde o dia 4 de Novembro de 2022, na posição 23 graus Este.  
Da cimeira que decorreu sob o lema "Capital humano e financeiro: principais factores para a industrialização sustentável da Região da SADC”, a República de Angola assumiu a presidência rotativa para o período 2023/2024. João Lourenço preside, assim, a organização regional, em substituição de Félix Tshisekedi, da República Democrática do Congo.
A Comunidade de Desenvolvimento da África Austral é uma organização inter-governamental criada em 1992 e dedicada à cooperação e integração sócio-económica, bem como a cooperação em matérias de política e segurança, dos países da África Austral.
Integram a organização Angola, Botswana, Comores, República Democrática do Congo, Eswatini, Lesotho, Madagáscar, Malawi, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seicheles, África do Sul, Tanzânia, Zâmbia e Zimbabwe. 


Voltar