Regulação do Sector respeita politicas traçadas no Livro Branco

Regulação do Sector respeita politicas traçadas no Livro Branco

2023-06-14


"As acções do projecto espacial de Angola vão de encontro às políticas traçadas no Livro Branco das Tecnologias de Informação e Comunicação” – esclareceu, Joaquim Muhongo, Presidente do Conselho de Administração do INACOM – Instituto Angolano das Comunicações, ao tomar da palavra no Fórum sobre Política e Regulação das TIC e no Espaço, realizado no âmbito do ANGOTIC 2023 que decorreu em Luanda.
Joaquim Mohongo exaltou a evolução das directizes emanadas no Livro Branco que agora tem como foco, o enquadramento regional e mundial das políticas do Sector em Angola e a evolução, inovação, sustentabilidade, resiliência e a qualidade dos serviços. Isso contribui no licenciamento de novos actores do sector que "que agora é mais convergente e menos burocrático”. 
No que toca à Regulação do Sector Espacial em Angola, o Presidente do Conselho de Administração do INACOM, ressaltou a cooperação internacional, na medida em que:  ESTAMOS OBRIGADOS A COOPERAR. "Não seria possível atingir o actual nível de sucesso em diversos segmentos das TIC, sem cooperação internacional” – advogou.
Nessa perspectiva, Angola coopera com a UIT – União Internacional das Telecomunicações, com organismos regionais de África e com órgãos reguladores homólogos e várias agências especializadas, sempre salvaguardando os interesses nacionais.
Participaram igualmente do painel, Andrei Alekhin da Glavscosmos, empresa da Rússia ligada à consultoria no segmento espacial e Ousmane Nasr Diallo da NASA enriqueceram o debate ao relatar a evolução dos processos nesse segmento e destacar a Política e Regulação das TIC e no Espaço nos seus países. 


Voltar