Troca de experiências sobre monitorização e gestão do espectro radioeléctrico

Troca de experiências sobre monitorização e gestão do espectro radioeléctrico
INACOM News

2023-10-21


Uma delegação da ANACOM (Autoridade Nacional das Comunicações) de Portugal realizou uma visita de trabalho à Angola no período de 15 a 20 de Outubro, para troca de experiências sobre monitorização e gestão do espectro radioeléctrico.
Durante a sua estadia em Angola, Luís Roque Pedro, Director da delegação do Porto, acompanhado de Paulo Maria Ferreira Nogueira, Coordenador de equipa de intervenção e prevenção, igualmente da delegação do Porto, cumpriram no INACOM (Instituto Angolano das Comunicações), uma vasta agenda de trabalhos, da qual destacamos a sequência prática da acção formativa em monitorização da qualidade de serviço das redes móveis - Radio Task Mobile, a técnicos angolanos, iniciada na ANACOM no pretérito mês de Agosto. 
No decurso da formação, foram efectuados testes de intensidade sobre o sinal da rede móvel em alguns pontos da cidade de Luanda e arredores, particularmente, no NAIL – Novo Aeroporto Internacional de Luanda.
A visita de troca de experiências enquadra-se no cumprimento das medidas constantes no protocolo de cooperação assinado em Junho passado, em Luanda, entre as congêneres de Angola e Portugal. 
Este protocolo bilateral prevê a prossecução de acções em matéria do enquadramento legal e regulamentar do sector, funcionamento e organização do órgão regulador, regulação de mercados, gestão do espectro, apoio à transformação digital e promoção da literacia digital.


Voltar